O que é Quadriband?

Com a mobilidade em destaque por toda parte, dificilmente você já não ouviu o termo “celular quadriband” ou “triband“.
O fato é que muitas pessoas ouvem, guardam e repetem á terceiros, mas muitas das vezes não conhecem o significado, utilidade ou quando deve ser aplicado o termo.

Então para servir de auxílio e apoio, postarei aqui, de forma detalhada porém com objetividade o que é quadriband. Então, vamos lá!

Freqüência de aparelhos celulares

Celulares funcionam com transferência de dados de voz, assim como um rádio.
Quando falamos, estes dados são convertidos e “navegam” até o ponto de destino (o outro telefone) onde são convertidos novamente, nos possibilitando de ouvir a voz de alguém que esteja do outro lado do planeta.
Para se medir esta velocidade na transferência de dados de voz, é utilizada a medida HTz. Um MHz representa 1000 KHz, ou 1 milhão de Hertz.
Para se compreender melhor, cada “Hert” simboliza algo que acontece em 1 segundo.
Por exemplo, ao falarmos ao celular, “Tantos Hertz” de informação são enviados por segundo.
Quanto menor a quantidade de Hertz, mais chances de haver um delay ou interrupções (travamentos) durante uma ligação telefônica, pois menos dados de voz são enviados a cada segundo.
Em outros termos, quando tratamos de uma freqüência de 1 MHz, estamos falando de algo que ocorre 1 milhão de vezes por segundo.

Em números

As freqüências habituais para celulares GSM são de 900/1800 ou de 850/1900 MHz.
Nos exemplos citados acima, tratamos de celulares DualBand. Existem ainda os modelos TriBand.
Aparelhos QuadriBand são melhores pelo fato de operarem em mais frequências e são mais recomendados para pessoas que viajam muito pois dependendo do país uma frequência diferente é utilizada – bastante úteil mesmo.

Celular com dois chips (ou mais)

Geralmente os termos Dualband, Triband, Quadriband são aplicados ao fato do celular ter capacidade de comportar dois ou mais chips. Na realidade, não é “um chip a mais ou um chip a menos” que tornará seu celular um dual, tri ou quadri (quad). A única ligação entre os chips e os termos citados é que uma operadora pode trabalhar na frequência X, enquanto a outra trabalha na frequência Y. Sendo assim, você tem duas frequências de transmissão de dados num único celular, tornando-o multi-band.
Quando um vendedor lhe diz “este celular é um quadriband pois aceita vários chips ao mesmo tempo“, na verdade o intuito dele seria dizer “este celular é quadriband pois aceita chips de operadoras que transmitem dados em frequências diferentes“. Só não o dizem para não complicar sua compreensão ou simplesmente por não saberem de fato do que se trata.

Então, a partir de agora, quando o termo “QuadriBand” for utilizado, você saberá ao que ele se refere: Um celular/smartphone que atua com até 4 tipos diferentes de frequência de transferência de dados de voz.

Abraços e até a próxima.




Meu nome é Márcio Santos, trabalho com criação de sites, sistemas e aplicativos móveis desde 2002. Tenho um stúdio web (Stúdio Márcio Santos). Desde 1994 trabalho com tecnologia e hoje em dia, além de empresário na área, mantenho o Universo Wap, onde falo sobre desenvolvimento móvel, smartphones, tablets, Sistemas Operacionais Móveis e assuntos relacionados.

104 Comentários em O que é Quadriband?

  1. Olá @Rodrigo Morais
    Não. Questão de sinal não tem ligação com quadriband ou triband ou mesmo dualband. Sinl é sinal. Se não tem antena de uma operadora em sua cidade, seu celular não irá receber o sinal, mesmo que seja habilitado para isso.
    Abraços!

  2. João Camargo disse:

    Posso usar o celular dualband aqui no Brasil?Tem um celular, acho que é europeu,chamado EMPORIA e é para uso de pessoas idosas,com numeros grandes e somente telefone,você conhece?Posso usar aqui no BRasil?Obrigado,João

  3. José Ribeiro disse:

    meu escritório fica na sobre loja de fundos e o sinal é péssimo, existe alguma antena que posso colocar para ampliar o sinal?

  4. Olá @José Ribeiro.
    No Mercado Livre eles vendem umas antenas (tipo uns adesivos) para serem colados na bateria do celular, com a promessa de aumentar o sinal. Não posso dizer que funcione 100%, mas comprei uma vez para testar e em meu celular aumentou 1 ponto de sinal.
    Abraços.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Prêmios pra você!

Curta nossa página no Facebook e receba periodicamente notícias e novidades sobre celulares, smartphones, tablets, netbooks, Android, iOS.

Além disso você ainda concorre em sorteios e promoções que realizamos!