As 1001 funções dos smartphones

Câmeras de alta resolução, filmadoras portáteis, browser para navegação na Internet, editor de texto, rádio AM e FM, televisão, transferência de arquivos, são apenas algumas das mais diversas funções disponíveis nos atuais smartphones do mercado.
A cada novo dia surgem novos aparelhos equipados com funções costumeiras e algumas inovações que passam a ser respeitosamente copiadas pelos concorrentes.

Há alguns anos havia a necessidade de estar com câmeras fotográficas sempre a mão para registrar momentos inéditos. Sim, era necessário ter-se filmes e mais filmes caríssimos para registrar tais momentos.
Passados alguns anos essas máquinas foram substituídas por outras mais modernas, que armazenavam as fotos em cartões de memória e visualmente eram mais apresentáveis, além de menores e com qualidade superior de fotos. Mas infelizmente, ainda assim era necessário estar-se com a máquina digital sempre a mão para se registrar cenas que jamais se repetiriam, até que alguém teve a brilhante idéia de unificar um celular numa câmera digital. Surgiam os “celulares que tiram foto”!

Algo bem prático, se levarmos em consideração que praticamente todos têm um celular hoje em dia.
Vale ainda ressaltar que o custo de uma câmera digital é consideravelmente alto e compensa tê-la já acoplada no celular.

Mas as inovações não pararam por aí. A tecnologia de navegação WAP foi aprimorada e passou a aceitar WAP2.0, causando grande impacto no ambiente móvel, gerando brechas no mercado para novas áreas de atuação como o Mobile Advertising.

Filmadoras e teclados QWERTY foram inclusos nos celulares.

Editores de texto tornaram-se comuns nos aparelhos e qualquer pessoa pode editar seus arquivos do Word, por exemplo, estando no meio da rua ou numa reunião, sem a necessidade de estar em seu computador ou notbook.

As funções dos celulares tornaram-se tantas que só mesmo um sistema operacional para controlar todas. Eis então a diferença entre os celulares e os smartphones: O Sistema Operacional.

Diversos sistemas brigam entre si pela atenção do usuário.

São tantas funções que o usuário tem mais que um smartphone no bolso; algumas funções descatáveis e outras que não se pode abrir mão de ter, mas o mais interessante é que dentre todas as funções que o smartphone tem, a primeira e primordial função acaba ficando em sugundo ou terceiro plano na utilização: A função de ligar.

Os jovens utilizam o smartphone para ouvir músicas, assistir clips de seus cantores prediletos, baixar aquivos e transferir fotos para os amigos pelo bluthooth. Os empresários utilizam os editores de texto, a navegação WAP através de planos com operadoras, transferência de dados entre aparelhos;

Entre tantos recursos, o ato de “ligar” acaba ficando de lado – julgue isso pela propaganda nas lojas que vendem aparelhos, que enfatizam todas as funções do celular/smartphone e deixam de lado os recursos de ligação.
Isso não é um erro ou uma falha. É só o caminho da mobilidade que torna tudo mais simples com um aparelho que cabe na palma da mão e no bolso.




Meu nome é Márcio Santos, trabalho com criação de sites, sistemas e aplicativos móveis desde 2002. Tenho um stúdio web (Stúdio Márcio Santos). Desde 1994 trabalho com tecnologia e hoje em dia, além de empresário na área, mantenho o Universo Wap, onde falo sobre desenvolvimento móvel, smartphones, tablets, Sistemas Operacionais Móveis e assuntos relacionados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Prêmios pra você!

Curta nossa página no Facebook e receba periodicamente notícias e novidades sobre celulares, smartphones, tablets, netbooks, Android, iOS.

Além disso você ainda concorre em sorteios e promoções que realizamos!